Banner da Pagina

Impactos na agropecuária

Quais são os impactos das mudanças climáticas na agropecuária?

Quais são os impactos das mudanças climáticas na agropecuária?

O setor agropecuário é diretamente influenciado por fatores climáticos como chuva, umidade de solo e ar, ventos, temperatura e radiação solar. As mudanças climáticas têm provocado alterações na incidência e frequência de eventos extremos, como alagamentos, secas e geadas; bem como modificado o ciclo de pragas e doenças na lavoura, que impactam diretamente a produção.

À medida que o planeta aquece, o ciclo da água vem se intensificando cada vez mais: nas últimas décadas houve um aumento geral na irregularidade de distribuição e nas taxas de precipitação, evaporação e eventos climáticos extremos. Temperaturas mais altas tornam a disponibilidade da água menos previsível, podendo causar chuvas torrenciais em algumas regiões e secas extremas em outras. 

Além disso, pode haver dificuldade para o transporte e escoamento da produção, alterando preços, estoques reguladores, dentre outros aspectos. Esse cenário, ameaçador sob o ponto de vista da segurança alimentar, também se traduz em insegurança social e econômica, pela forte associação regional entre a atividade agropecuária e a renda da população, a oferta de serviços, o acesso a alimentação e saúde de qualidade.

Explicando o clima: Impactos hoje e no futuro

Explicando o clima: Impactos hoje e no futuro

Confira a galeria de fotos com impactos das mudanças climáticas:

Vire o celular para ver melhor esta parte

Potenciais impactos das mudanças climáticas nas culturas produzidas no Brasil

Potenciais impactos das mudanças climáticas nas culturas produzidas no Brasil

Somente 5% das áreas agrícolas do Brasil usam irrigação, ficando os 95% restantes dependentes do volume e distribuição das chuvas. O aumento da temperatura média global deve implicar em maior consumo de água pelas culturas e maiores perdas por evaporação, podendo a reserva de água no solo ser insuficiente para garantir altas produtividades. Regiões em que há previsão de redução no volume total de chuvas e/ou irregularidades severas em sua distribuição podem ser fortemente impactadas.

Vire o celular para ver melhor esta parte

Potenciais impactos das mudanças climáticas na produção pecuária no Brasil

Potenciais impactos das mudanças climáticas na produção pecuária no Brasil

A pecuária é uma atividade vulnerável à mudança do clima, tendo em vista que depende de disponibilidade de água e faixas climáticas ótimas para o seu desenvolvimento. Em geral, o clima afeta a pecuária quanto à disponibilidade de grãos para a alimentação animal, ocorrência de alterações na distribuição de doenças, efeitos diretos e eventos extremos sobre a saúde, bem estar, crescimento e reprodução animal.

Principais Impactos - imagem


 

Impactos das mudanças climáticas na segurança alimentar

Impactos das mudanças climáticas na segurança alimentar

Os impactos das mudanças climáticas na produtividade agropecuária afetam diretamente a segurança alimentar e nutricional dos brasileiros, o que pode reduzir a oferta de alimentos — para a população em geral e para os agricultores familiares — e a geração de renda no meio rural.

“Segurança Alimentar e Nutricional é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis.” (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA).

Conforme dados do Censo Agropecuário de 2017 (IBGE, 2020), a Agricultura Familiar representa cerca de 77% dos estabelecimentos agropecuários no país, e emprega 10,1 milhões de pessoas. A Agricultura Familiar produz 48% do valor da produção de café e banana, é responsável por 80% do valor de produção da mandioca, 69% do abacaxi e 42% da produção do feijão. Além disso, 31% do número de cabeças de bovinos, 5% das aves, 51% dos suínos, 70% de caprinos e 64% da produção de leite pertencem à agricultura familiar.

Segurança Alimentar e o Autoconsumo na Agricultura Familiar

Segurança Alimentar e o Autoconsumo na Agricultura Familiar

Outros impactos das mudanças climáticas

Os eventos climáticos extremos, além de impactarem a segurança alimentar e a produção agropecuária, proporcionam outros efeitos nocivos no âmbito social, ambiental e econômico.  

 

Possíveis consequências das mudanças climáticas para a saúde humana:

 

  • Aumento do risco de problemas respiratórios, doenças cardiovasculares, AVC, câncer de pele e catarata 
  • Exaustão por calor ou insolação 
  • Desnutrição e obesidade 
  • Doenças transmitidas por alimentos 
  • Saúde mental e problemas relacionados com o estresse 
  • Doenças transmitidas por insetos 
  • Danos, doenças e mortes por eventos extremos, como incêndios florestais, deslizamentos de terra, furacões e inundações

 

Possíveis impactos das mudanças climáticas na biodiversidade:

  • Mudança na distribuição geográfica de diversas espécies
  • Aumento do risco de extinção de espécies mais vulneráveis
  • Alteração na atividade de polinizadores
  • Aumento do risco de estabelecimento de espécies invasoras
  • Aumento do risco de desertificação 
  • Risco de alterações em vegetação nativa

 

Possíveis impactos econômicos decorrentes das mudanças climáticas:

  • Redução do Produto Interno Bruto (PIB) 
  • Aumento no custo dos alimentos
  • Redução da previsibilidade da produção agropecuária
  • Aumento do risco de insegurança alimentar
  • Alteração na disponibilidade de água para consumo e irrigação